terça-feira, 13 de junho de 2017

Ai, os pratos de arroz-doce, Fernando Pessoa



Ai, os pratos de arroz-doce
Com as linhas de canela!
Ai a mão branca que os trouxe!
Ai essa mão ser a dela!

s.d.
Quadras ao Gosto Popular. Fernando Pessoa. (Texto estabelecido e prefaciado por Georg Rudolf Lind e Jacinto do Prado Coelho.) Lisboa: Ática, 1965. (6ª ed., 1973). 




Nesta quadra ao gosto popular, de Fernando Pessoa, a interjeição “Ai” indicia, primeiramente, o entusiasmo e a felicidade associados ao arroz-doce.

Logo a seguir, percebemos que os pratos de tal doçura são o prenúncio da chegada de alguém, pois o sujeito poético solta um suspiro a cada uma das mãos que os transportam, desejando, com a última interjeição, que uma delas seja a parte do todo de que está à espera, isto é, da figura feminina que lhe inspira estes versos de emoção e ternura.

Ilustração de Marta Madureira, 2012


OFICINA DE ESCRITA RECREATIVA, EXPRESSIVA E LÚDICA

 

Escreve uma quadra ao gosto popular, imitando o modelo de Fernando Pessoa, poeta que considerava que "A quadra é o vaso de flores que o povo põe à janela da sua Alma."

 

A nível formal, a tua quadra deve ter:

  •  5 ou 7 sílabas métricas
  • Rima cruzada (esquema rimático: ABAB)

 

A nível de conteúdo, escolhe um tema que te interesse, como por exemplo:

  • Amor
  • Amizade
  • Infância
  • Saudade
  • Escola
  • Injustiça social
  • Acontecimento importante
  • Acontecimento ridículo
  • Sátira ou “estiga” provocatória para fazer rir e/ou criticar


Se necessário, podes utilizar um dicionário de rimas:

http://www.poetavadio.com/

https://www.rhymit.com/pt/

 


Poderás também gostar de ler algumas “generalidades sobre quadras populares”:

 

I – Introdução

 

Ser “ Poeta” ou “ Trovador”,

É ter o saber p’ra cantar,

O que nos está em redor,

Numa “Quadra Popular”.

 

II – Definição

 

Quatro versos a rimar,

São suporte e anatomia,

De uma Quadra Popular,

Nas normas da “ Poesia”.

 

III – Métrica

 

O “Poeta”, prás seguir,

Deve tomar como guia,

Sete sílabas a escandir,

O ritmo e a harmonia

 

IV – Rima

 

1 – “Pobre ou Rica”

 

Na rima, há uma lógica.

Que a “Poesia” implica.

Por análise morfológica,

Ou ser “Pobre” ou ser “Rica”.

 

2 – “Consoante ou Toante”

 

Também o som é marcante,

Para o “Poema” rimar,

“Consoante” ou “Toante”,

Eis a escolha ao terminar.

 

3 – “ Emparelhada, Cruzada ou Interpolada”

 

Mas há mais na “Poesia”,

Desde a rima “emparelhada”,

Outras servem a melodia:

- Interpolada ou Cruzada.

 

4 – Rima interior

 

Nos “Poemas” com rigor,

O local d’acento Tónico,

Permite a rima interior,

Ou o jogo a nível fónico.

 

V – Estilística

 

De seguida vem a imagem,

Numa figura “estilística”.

Tentando a abordagem,

Do real até à mística.

 

VI – Conclusão

 

Nascem então os “ Poemas”,

De um “Poeta” sonhador.

“Poesia” de mil temas,

Canção de um “Trovador”

 

Pseudónimo: Raiz do Monte

Alcobaça, 1985

 

Nota do Autor – As regras gerais das quadras populares têm muito mais que se lhe diga. Ficamos pelas generalidades que vos convido a pesquisar e descobrir. Sobre dúvidas podem contactar o autor. Em breve darei exemplos de cada uma das normas. A iniciação obriga a descobrir. O Poeta irá nascer em si! 

 

Disponível em: https://poesiaeouprosa.blogs.sapo.pt/generalidades-sobre-quadras-populares-11420, 2017-04-27

 

 

Poderá também gostar de:

Fernando Pessoa - Apresentação crítica, seleção, notas e sugestões para análise literária da obra de Fernando Pessoa, por José Carreiro. In: Lusofonia, https://sites.google.com/site/ciberlusofonia/PT/literatura-portuguesa/fernando_pessoa, 2021 (3.ª edição) e Folha de Poesia, 17-05-2018. Disponível em: https://folhadepoesia.blogspot.com/2018/05/fernando-pessoa-13061888-30111935.html

 


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