domingo, 15 de setembro de 2013

CANÇÃO DO MALTÊS (Manuel da Fonseca)


 MANUEL DA FONSECA
            
       
MALTÊS
I
Em Cerromaior nasci.

Depois, quando as forças deram
para andar, desci ao largo.
Depois, tomei os caminhos
que havia e mais outros que
depois desses eu sabia.

E tanto já me afastei
dos caminhos que fizeram,
que de vós todos perdido
vou descobrindo esses outros
caminhos que só eu sei.
         
II
Veio a guarda com a lei
no cano das carabinas.

Cercaram-me num montado;
puseram joelho em terra;
gritaram que me rendesse
à lei dos caminhos feitos.
Mas eu olhei-os de longe,
tão distante e tão de longe,
o rosto apenas virado,
que só vi em meu redor
dez pobres ajoelhados
perante mim, seu senhor.
          
III
Chegou gente às janelas,
saíram homens à rua:
‑ as mães chamaram os filhos,
bateram portas fechadas!

E eu, o desconhecido,
o vagabundo rasgado,
entrei o largo da vila
entre dez guardas armados;
‑ mais temido e mais amado
que o deus a que todos rezam.

‑ Que nunca mulher alguma
se rendeu mais a um homem
que a moça do rosto claro
ao cruzar os olhos pretos
com o meu olhar de rei!
          
IV
... E, vendo que eu lhes fugia
assim de altiva maneira
à sua lei decorada,
lá,
longe do sol e da vida,
no fundo duma cadeia,
cheios de raiva me bateram.
Inanimado,
tombei por fim a um canto.

E enquanto eles redobravam
sobre o meu corpo tombado,
adormecido
eu descansava
de tão longa caminhada!...
          
Manuel da Fonseca, in Planície, 1941
          
           
AUDIÇÃO DO POEMA
     
 

        

Título do cd áudio:

Os malteses

Título da faixa 6


Autor(es):

Vitorino (canto); Manuel da Fonseca (texto e dicção)

Publicação:

Portugal: Movieplay, p. 1999
          
              
O MALTÊS E A ERRÂNCIA
                
maltês é aquele que desafia esse sistema e que por isso se pode deslocar. A personagem recolhe do espaço novos modos de existência, ou seja, manipula o espaço porque se lança na conquista dos seus mistérios e nos mistérios de si próprio: "Depois, tomei os caminhos / que havia e mais outros que / depois desses eu sabia. / E tanto já me afastei / dos caminhos que fizeram, / que de vos todos perdido / vou descobrindo esses outros / caminhos que só eu sei." (Maltês:108). Aqui se encontra essa dupla tensão entre o interior e o exterior: aquele que se abre ao mundo (através da errância, por exemplo) desafia o tempo e a morte porque questiona a sua posição no mundo: o que faço aqui? Através desta questão procura a singularidade do espaço que ocupa (o aqui) e cria uma simpatia entre a geografia e a interioridade porque ao questionar-se sobre o aqui opõe-no a um além (Laumonier, 1997). Será através do caminho que se procura o sentido para o seu lugar no mundo, dai o lugar também se encontrar na errância. Este, constituirá, neste contexto, uma unidade, ou seja, um entendimento entre o sujeito e o mundo que pode não estar num espaço determinado, porque não se encontra nem no aqui nem no além, mas na passagem do aqui para o além, ou seja, no caminho que traça com o seu próprio corpo, numa geografia que cria dentro de si.
É entre o ficar e o partir que o sujeito dá um sentido ao ato de viver (Dubois, 1968: 106) porque ao distanciar-se do aqui, cria a possibilidade de agir contra "os caminhos feitos" e a procurar esses "outros caminhos" que só ele conhece. É através da errância que o maltês ou o vagabundo encontram uma identidade e, consequentemente, a possibilidade de comunicar e de descobrir outros caminhos e outras formas de ver o mundo: "E quando notaram que eu parecia um homem, / pois tinha / ouvidos para ouvir / e olhos para ver, / em todas as estradas do mundo me gritaram: / ‑ Mendigo, vai ver o fim das estradas todas do mundo!"1). Ao contrário das outras personagens, o vagabundo não está na "ignorância de si", consegue ouvir e ver. Assim, para o errante abre-se a possibilidade de ver as estradas todas do mundo porque não está "implicado"2 naquela sociedade. É um ser que tem acesso à liberdade uma vez que tem mobilidade e, consequentemente, ‑ apesar de ser um marginalizado, a um nível diferente das outras personagens ‑, pode comunicar mesmo a nível social: "‑ Eu falava por mim ‑ ia dizendo o Maltês. ‑ Eu falava por mim, esquecido de ti e dos que têm família. Sou o culpado. Vocês não podem ter opiniões... São como um rebanho: pedrada nos cornos, e boca calada."3
A relação do errante com o espaço é diferente porque nasce de um movimento físico e psicológico que consegue criar à sua volta. Através da relação imaginária com o espaço exterior e interior, consegue «tocar-se, tocando» (Merleau-Ponty, 1997). É pelo movimento que toma consciência das suas angústias, mas também é através desse movimento que consegue ultrapassar as suas incertezas, os perigos do real e assegurar o domínio sobre as coisas4 (Matorés, 1976: 174) aprendendo a conhecer-se e a conhecer o seu lugar no mundo: "Ele não era da raça de gente da Fonte Velha, aquilo eram sobreiros a quem todos os anos arrancam a pele. E, no Inverno, alapardavam-se, torcidos, junto do lume, com os filhos em volta, como bolotas apodrecerem pelo chão. Ele era de outra raça."5. O movimento é também uma forma de lutar contra o finito do corpo, contra o apodrecer pelo chão, como se pelo movimento no espaço exterior se desse simultaneamente um movimento de criação no espaço interior. No movimento infinito do espaço interior, a imaginação espacializa-se no espaço exterior porque é esse movimento que projeta o sujeito nesse espaço, tomando-se autor de uma geografia imaginária que o liberta e o faz compreender o mundo. Diríamos, como José Gil (1997: 170) que "É a geografia das forças e dos afetos que se exprime em traços da paisagem que são traços de rosto. Inversamente, o interior do rosto torna-se paisagem porque o olhar capta o exterior em que ele próprio se encontra espelhado, disperso, investido [...] e absorve-o para o interior.". A descrição do Maltês em Cerromaior é reveladora de toda essa geografia "Devia andar pelos cinquenta anos, mas toda a sua figura, alta e seca, apesar do aspeto devastado, era cheia de serenidade. O rosto, de testa ampla, tinha qualquer coisa de áspero e de inteligente. Naquele momento, o brilho frio dos olhos levantados para a vila ainda aumentava mais a dureza das feições." (p.43). O ser errante consegue, assim, humanizar o espaço porque lhe arranca sentidos que o seu corpo transportará. Ao transportar esses sentidos (do mundo), para o mundo, e para os outros (em Cerromaior, Maltês partilha as suas forças, os seus afetos através das quadras que compõe e que correm de boca em boca; no conto Sempre é uma Companhia, o velho Rata partilha o que retém das suas viagens com o Batola), faz do movimento um ato de comunicação. O Maltês ou o Vagabundo são aqueles que transportam sentidos do mundo e os comunicam aos outros, ou seja, ao mundo. Esta forma de estar é uma abertura ao mundo, aos outros e a si próprio.
O Maltês nunca se encontra nem completamente fechado nem completamente aberto porque está em constante movimento: há uma parte de si que se abre mas também há uma parte de si que se fecha porque como ser de aventura «est dedans-dehors, mais quelquefois plus dedans que dehors, quelquefois plus dehors que dedans, et quelquefois l'un autant que l'autre inextricablement.» (Jankélévitch, 1963: 16). Nessa abertura, não se dá a ninguém, partilha a sua intimidade com todos os lugares do mundo e com nenhum simultaneamente: "Aí [na planície], era a sua casa e o céu o seu telhado."6. Assim, toma-se ele próprio um espaço intermédio, um espaço de fronteira onde tenta reconciliar a intimidade com os lugares do mundo (Laumonier, 1997: 25).
O espaço de fronteira será então aquele que se encontra entre o interior e o exterior, entre a luz e sombra, entre o sol e noite, entre a vida e morte. Aquele que se encontra na fronteira liberta-se da escuridão. Pelo contrário, aquele que não consegue partir, que fica preso à monotonia dos "passos de cada dia", à desgraça humana de um espaço finito onde se repetem as mesmas paisagens, fica também preso na noite, na sombra e num tempo finito "Ai, mas a vida nunca espera por ninguém... "7; a personagem Campaniça, tem consciência da finitude do tempo ao aperceber-se de que vai envelhecer e morrer naquele espaço finito que é a aldeia de Valgato. Para Zé Gaio, que Maria Campaniça admira, o caminho da errância será a luta contra a finitude do espaço (a prisão, as paisagens iguais, a repetição dos mesmos gestos) e a finitude (a morte).
O caminhar, o passo é também contra o tempo porque se opõe àquele que fica e que vê passar o tempo. Caminhar é agir sobre o tempo porque se cria, com o corpo (a sua voz), uma história no espaço: ''Lenta, a canção dos ganhões ia-se modulando: / Nasce o sol, torna a nascer, / pra mim é sempre sol-posto... Dessa quadra tinha ele composto quatro décimas, no Inverno passado, enquanto esperava que a chuva acabasse, abrigado numa choupana de pastores. Agora, gente da feira cantava a quadra e a ceifa havia terminado. Tinha que ir-se embora... Estava velho, mas não podia parar. Nunca poderia parar."8
Através das quadras que compõe, o Maltês consegue criar um prolongamento do seu corpo e da sua vida, porque aquilo que viu pelas estradas do mundo e que constitui a sua história, vai ser cantado pelos outros e fazendo, também, parte da história de cada um.
O caminho seria assim uma das metáforas da vida na obra de Manuel da Fonseca se o entendermos como um dos símbolos da vida humana " 'como un camino vital y el hombre como viajero a pie sobre este camino, como Homo Viator' "9. A vida que se procura a cada momento na obra de Manuel da Fonseca realiza-se no movimento da partida e, por essa razão, o maltês, sendo aquele que o consegue concretizar, descobre os seus mistérios porque a partir do que vai conhecendo vai traçando outra geografia (como contador de histórias), outros caminhos que só ele conhece: ''E tanto já me afastei / dos caminhos que fizeram, / que de vos todos perdido / vou descobrindo esses outros / caminhos que só eu sei."10
O lugar é assim uma geografia de afetos que nasce da própria ficção do espaço para o Maltês, e da ficção do espaço para o autor através da sua obra, porque há uma relação entre a figura do maltês e a do autor: "O 'eu' que no discurso se manifesta é, decerto, o de uma figura típica que (como na "canção do Maltês") se sente fascinada pelo estatuto de contador da sua história; mas ele representa também, mediatamente, o 'eu' lírico do poeta. Tipo e sujeito lírico encontram-se assim fundidos, como resultado de uma dialética entre o temático (social, económico, etc.) e o discursivo, dialética a que obviamente não é alheio um testemunho de solidariedade de nítido recorte ideológico." (Reis, 1983: 462).
O contador de histórias procura uma unidade através dos textos para falar de uma história comum: a do Alentejo. Por isso, existe uma estrada que sai de Cerromaior para Valgato,11 e em Valgato Maria Campaniça sonha em ir viver para Cerromaior,12encontramos, ainda, as mesmas personagens nos contos e nos romances em diferentes momentos da sua vida.
O vazio e o silêncio, que caracterizam a vida das personagens, parecem estar ausentes do movimento que liga os textos: as personagens não estão distantes umas das outras, nem geograficamente nem a nível de vivências. Existe como que um caminho a ligar os textos num mesmo propósito: o de falar dessa experiência humana do espaço e do tempo. O espaço do silêncio e da solidão serve, igualmente, para que a personagem encontre o sonho, é através dele que se desdobra; é aí que a personagem vai encontrar o poder das palavras. Primeiro, as palavras do texto surgem para quebrar o vazio, a ausência de diálogo, do silêncio, depois, as palavras da personagem, aquelas que consegue descobrir nesse silêncio para se libertar. As palavras e o que une os textos entre si dizem-nos que as personagens estão perto umas das outras num mundo comum. Como diz Poulet (1963: 96), «Les lieux ne sont done plus irrémédiablement isolés; [...]. Les lieux se tiennent. Leurs côtés se touchent. Le mouvement permet de passer des uns aux autres. Nous ne sommes plus dans un univers ou dominent l'incommunieabilité et la distance.». O movimento (a construção do lugar, onde quer que ela se realize) muda as "leis" daquele universo porque abre um espaço de liberdade, de mudança: os homens não estão irremediavelmente sós nem irremediavelmente distantes.
                
Espaços de sentido: a construção do lugar na ficção de Manuel da FonsecaMaria da Glória Alhinho dos Santos,
Lisboa, Instituto Superior de Psicologia Aplicada, 2002, pp. 122-129.
                
____________________
  1. "O Vagabundo" in Obra Poética, p.64.
  2. Dizemos "implicado" porque as outras personagens, apesar de marginalizadas ‑ no sentido em que não têm um lugar naquela sociedade ‑, tal como o Maltês, estão, de certa forma, implicadas naquela sociedade porque contribuem mais que não seja com o seu trabalho e alienação para que ela perdure.
  3. Cerromaior, p. 213.
  4. "Cercaram-me num montado; / puseram joelho em terra; / gritaram que me rendesse / à lei dos caminhos feitos. / Mas eu olhei-os de longe, / tão distante e tão de longe, / o rosto apenas virado, / que só vi em meu redor / dez pobres ajoelhados / perante mim, seu senhor”. "Maltês" in Obra Poética, p. 109.
  5. Cerromaior, p.229.
  6. Cerromaior, p.131; cfr., ainda, com o poema "O Vagabundo" in Obra Poética, p.64.
  7. ''Partir!...” in Obra Poética, pp. 56-57.
  8. Cerromaior, p.228.
  9. Friedrich Bollnow citado por Ricardo Gullón in op.cit., p.133.
  10. "Maltês" in Obra Poética, p. 108.
  11. Cerromaior, p.65.
  12. "Campaniça" in Aldeia Nova, p.12

OS MALTESES (VITORINO)                
                
PODERÁ TAMBÉM GOSTAR DE LER:
           
 Apresentação crítica, seleção, notas e sugestões para análise literária de textos de Manuel da Fonseca, por José Carreiro. In: Folha de Poesia, 2018-05-04, disponível em https://folhadepoesia.blogspot.com/2018/05/manuel-da-fonseca.html


 Poesia útil e literatura de resistência” (A literatura como arma contra a ditadura e a guerra colonial portuguesas), José Carreiro

   
                    

[Post original: http://comunidade.sol.pt/blogs/josecarreiro/archive/2013/09/15/maltes.aspx]

Sem comentários: